Normas para participação da XVII OCQ 2019 - Fase 1

1)    Cada instituição de ensino terá 01 (um) coordenador.

2)    Os alunos participantes não deverão ter 20 (vinte) anos em 01/07/2020, e deverão estar cursando, no mínimo, a antepenúltima série do ensino médio.

3)    Os alunos só poderão representar uma única instituição de ensino na XVII OCQ-2019.

4)    As provas serão idealizadas pelos professores do DQUI – CCE – UFES, escolhidos pelo coordenador estadual.

5)    Cada instituição de ensino poderá aplicar as provas para quantos alunos quiserem, desde que estes alunos estejam enquadrados no item 2 deste regulamento . O coordenador da instituição de ensino deverá encaminhar ao coordenador estadual da Olimpíada  de  Química  uma  lista,  utilizando  arquivo  em  planilha  EXCEL,  contendo: a) município onde se localiza a instituição de ensino; b) nome da instituição de ensino; c) nome completo dos alunos inscritos na Fase 1, sem abreviações; d) idade do aluno; e) série do aluno e f) telefone para contato da instituição de ensino. O envio desta lista poderá ser realizado através do e-mail carlos.melo [at] ufes.br. Endereço para contato.

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Departamento de Química - CCE

Av. Fernando Ferrari, 514

Goiabeiras – Vitória – ES

A/C Prof. Carlos Vital Paixão de Melo

Coordenador Estadual da XVII Olimpíada Capixaba de Química - 2019

6)    As inscrições podem ser feitas até o dia 24/05/2019.

7)    Caso a planilha for enviada através do endereço eletrônico, identificar corretamente o nome da instituição no campo assunto do e-mail.

8) Os alunos participantes do evento serão divididos em 03 (três) categorias denominadas grupos: Grupo I – alunos da 1a série do ensino médio; Grupo II - alunos da 2a série do ensino médio e Grupo III - alunos da 3a série do ensino médio.

9)    As provas matrizes (dos grupos I, II e III), deverão ser enviadas para o coordenador da instituição de ensino, via Internet a partir do dia 17/05/2019, e este providenciará as cópias necessárias das provas para a aplicação junto aos alunos da instituição inscritos na olimpíada.

10) Caberá ao coordenador da instituição de ensino escolher o local da prova e providenciar as cópias das provas necessárias para aplicá-las junto aos alunos inscritos na XVII Olimpíada Capixaba de Química - 2019.

11)  As provas deverão ser aplicadas no dia 25/05/2019. A partir das 14:00 horas. A duração será de 04 (quatro) horas.

12) As provas constarão de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, sendo o desenvolvimento da questão obrigatório para a análise da mesma.

13) Cada questão poderá ter valor diferenciado, que será determinado pela comissão de professores do DQUI-CCE-UFES, escolhidos pelo coordenador estadual. O valor da questão constará na prova.

14)  Não será permitido o uso de calculadoras programáveis.

15)  Não será permitido o uso de celulares.

16) Os gabaritos das provas serão enviados via Internet para o coordenador da instituição de ensino no dia 27/05/2019, pela internet. Cabe ao coordenador da instituição fazer a correção e selecionar para a Fase 2, até o máximo de 05 (cinco) alunos de cada grupo. Critérios de desempate, se necessários, deverão ser estipulados pelo coordenador da instituição de ensino.

17)  As provas dos 05 (cinco) alunos selecionados de cada grupo, deverão ser enviadas a coordenação estadual, para análise, até o dia 29/06/2019. Se o número máximo de provas por grupo, que foi estipulado no item 16 acima não for seguido, todo o lote de provas não será avaliado.

18) Serão selecionados 56 alunos para a Fase 3 da XXIV Olimpíada Brasilerira de Química - 2019. 28 alunos dos Grupos I e II (A) e 28 alunos do Grupo III (B).

19) NÃO HAVERÁ FASE 2.

20) Todos os contatos entre o coordenador estadual da Olimpíada de Química e a instituição de ensino serão efetuados através do coordenador da instituição.

21) O conteúdo programático aplicado, é o exigido pelo MEC, mas será adequado para cada grupo.

22) O não cumprimento de qualquer item acima descrito, acarretará a anulação da   inscrição ou prova do aluno.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.